Hábitos Atômicos: 12 lições pra vida! - Gisiele Pimel

Hábitos Atômicos tem o poder de mudar a dinâmica das escolhas diárias e exorcizar a dificuldade em criar bons hábitos. Especialmente em PROCRASTINADORES


Tenho a impressão de que já nos vimos na sala de recreação da procrastinação - eu e você - e é por isso que decidi compartilhar quais são as 12 lições que vou levar para vida depois de ler Hábitos Atômicos. Para que você também possa vazar de lá...


E se você, assim como eu já foi (ou é) do time cético com métodos coachs e de autoajuda, por achar que essas técnicas não funcionariam em você, esse texto vai te mostrar como quebrar essa crença limitadora. 




Como parar de ser cética em relação as mudanças


Sabe aquele tipo de pessoa, que desde a escola ficava debochando ou fazendo pouco de um professor ou aluno que propoe uma nova atividade? 


Sempre com uma atitude negativa, motivada pela timidez e insegurança de não ser bom o suficiente, de não querer ser ruim em algo novo. Que acaba sabotando a energia e a empolgação de quem está ao redor?


É esse tipo de pessoa que você deve afastar. Mais do que isso, é esse tipo de pessoa que você não deveria ser!


Foi depois de uma virada de chave muito importante na minha vida, em um momomento que algo precisava mudar ou mudar, que eu rompi com pessoas e crenças que só me puxavam para trás. 


E o livro Hábitos Atômicos, um método fácil e comprovado de criar bons hábitos e se livrar dos maus foi como uma bússola me mostrando um caminho alternativo.


Quando eu comprei Hábitos Atômicos - James Clear, foi por conta de uma indicação nos favoritos do mês da Lu Ferreira (eterna chata de galocha). Ela estava tão animada com a descoberta desse livro, que estava recomendando a versão em inglês para as seguidoras comprarem. 


Basicamente a Lu fez uma dissertação de mestrado com a edição dela. Eu esperei sair em português e fiz um TCC 😂. 




Ficha Técnica da Obra


Título do Livro: Hábitos Atômicos: Um Método Fácil e Comprovado de Criar Bons Hábitos e Se Livrar dos Maus

Quantidade de Páginas: 260

Editora: Alta Life

Data de Publicação: 2019


Pequenas Mudanças,

Resultados Impressionantes.


Sobre o Livro


Hábitos Atômicos é um livro escrito e publicado por James Clear, um ex jogador de beisebol, regrado e bem sucedido em sua área. Na obra, o autor compartilha segredos para uma mente de atleta e transforma Hábitos Atômicos em uma verdadeira Bíblia Sagrada para Trocar Hábitos Ruins por  Saudáveis


Assim como aconteceu em Girl Boss, eu levei um tempinho para pegar o ritmo e realmente me concentrar na leitura e todo tipo de insights que Clear compartilha a cada  página. 


Mas depois de uma análise mais detalhada do que a que compartilhei no MÉTODO GIRLBOSS - 10 MANDAMENTOS DE SUCESSO, eu separei as recomendações a seguir.


Tome nota! ✏️


15 lições de Hábitos Atômicos que você deveria levar pra vida


1 - Esqueça as metas e se concentre nos sistemas


Todo inicío de ano é a mesma coisa. Fazemos uma lista de metas, normalmente não muito realistas e praticamente ficamos na torcida para que dê certo. 


O grande problema é que na maioria das vezes NÃO DÁ CERTO. Isso porque acabamos nos concentrando tanto no objetivo final que esquecemos que é preciso FAZER ALGO para chegar até lá. 


E é aqui que entram os SISTEMAS. De acordo com Scott Adams, cartunista dos quadrinhos Dilbert, citado pelo autor de Hábitos Atômicos: "as metas estão relacionadas aos resultados que deseja alcançar. Os sistemas se referem aos processos que levam a esses resultados". 


Nossos resultados não tem praticamente nada a ver com as metas que queremos alcançar, mas sim com os sistemas que criamos e seguimos para chegar até elas. 


Claro que as metas são importantes. Eu mesma adoro fazer a minha própria listinha a cada inicío de ano. Mas quando nos concentramos em colocar em prática os sistemas para chegar até elas, o resultado é a REALIZAÇÃO


"A diferença entre vencedores e perdedores é o sistema que usam"


2 - 1% melhor me libertou da perfeição antes da ação


Quando queremos mudar nossa realidade e estilo de vida, queremos na verdade mudar quem somos. Ou melhor, a versão nossa que desejamos apresentar ao mundo.


Eu acredito (de verdade) que todos temos inúmeras versões. E que todos os dias escolhemos qual delas vamos usar para viver a realidade. 


Então, sugiro que você coloque sua versão mais otimista e perseverante para criar novos hábitos. Isso porque "Se todos os dias você tentar ser 1% melhor da pessoa que você foi ontem, ao final de um ano será 365% melhor do que a versão que você foi um dia".


3 - Bons hábitos são a melhor ferramenta dos preguiçosos


Você já ouviu falar na Lei do Mínimo Esforço? Abra seu livro Hábitos Atômicos na página 145 que você vai cair no capítulo "A Lei do Mínimo Esforço". 


Nossa energia é carga preciosa e o cérebro humano se encarrega de economizá-la sempre que possível. Por isso, o motor da mudança de hábitos não é a motivação necessariamente, mas a preguiça. 


Por exemplo, você está na escola/faculdade e seus professores buscam motivá-lo para estudar todos os dias e terminar o curso. Mostram histórias de superação, rotinas de pessoas que tem horário marcado para tudo e esperam que você faça o mesmo. Ou você chega a conclusão de que se estudar todos os dias não vai precisar repetir a mesma matéria no próximo ano e ao invés disso vai poder "ganhar esse tempo" para fazer algo que realmente goste. 


O objetivo final dos hábitos é resolver problemas com o minimo de energia e esforço.


4 - É possível criar um bom hábito em 4 passos simples


1. torne-o claro

2. torne-o atraente

3. torne-o fácil

4. torne-o satisfatório


Um processo que tem me ajudado a criar novos hábitos (Pilates toda segunda 🧘‍♂️) é me questionar:


1 - como posso tornar o novo hábito simples?

2 - como posso tornar o novo hábito interessante?

3 - como posso tornar esse novo hábito satisfatório?

4 - como posso fazer esse novo hábito em menos tempo?


Se você abrir o livro Hábitos Atômicos na página 54, terá um capítulo bastante completo - e nos a seguir também - sobre as 4 leis universais para criar bons hábitos. 


5 - É possível se livrar de um mau hábito em 4 passos simples:


Hábito é um comportamento repetido tantas vezes que se torna automático. Por isso alguns hábitos são tão difíceis de largar (mas não impossíveis, eu garanto).


Minha mais recente história de sucesso foi superar o terrível mal hábito de roer unha. E fiz isso seguindo o esquema a seguir - claro que eu dei a minha adaptadinha hehe:


1. torne-o invisível: pode parecer bobo, mas fiz o possível para não olhar para minhas unhas nos primeiros dias. Uma solução que me ajudou bastante foi colocar unhas postiças. Quando eu as tirei minha unha natural já estava grandinha, o que facilitou bastante as coisas. Eu realmente deixei minha unha invisível, protegida atrás de unhas de plástico haha.

2. torne-o desinteressante: sempre que a vontade de dar aquela roedinha vinha na minha cabeça, eu começava uma atividade mais interessante. Lia, jogava, ia dar uns beijos no meu namorado...

3. torne-o difícil: manter as unhas feitas e bonitas me ajudaram a parar com o movimento automático de esfregar as unhas nos meus dentes.  

4. torne-o insatisfatório: a técnica do nojinho. Essa sempre funciona quando quero ficar sem comer carne também. Basicamente fico imaginando o quão estranho e nojento é fazer tal coisa até realmente ficar com nojinho (eu disse que dei uma personalizada haha)


5. Existem 3 camadas para mudar um comportamento


  • A primeira camada é a mudança de resultados (perder peso, correr mais rápido) - aqui estão as metas

  • A segunda camada é a mudança de processos (uma nova rotina, marmitas para a semana) - aqui estão os sistemas

  • A terça camada é a mudança de identidade (sua visão de mundo, autoimagem e crenças). Como você decide se comportar. 

"Não, obrigada, não bebo refrigerante." ao invés de "não, obrigada, estou tentando parar de beber refrigerante"


6 - Apontar e falar reduz erros em até 85%


Esse Sistema de Segurança pode parecer bobo, mas reduz erros ao levar um hábito não consciente para um níveis mais consciente. Isso porque quando fazemos dia após dia uma mesma coisa, acabamos nos acostumando a tal nível que sequer paramos para pensar criticamente a respeito.


Ou melhor, conscientemente. Daí a importância de usar  o método para não cair em armadilhas criadas pela zona de conforto no dia a dia. Antes de sair de casa liste em voz alta o que precis levar. Ou faça como eu antes de me aventurar na cozinha, listo todos os ingredientes e utensílios que vou precisar antes mesmo de começar. 


É um bom hábito para evitar bagunça desnecessáia enquanto cozinha. 


7 - Empilhamento de hábitos


Essa é a lição que eu nomeiei após a leitura. Confesso que sempre a pratiquei no meu dia a dia, mas de forma mais inconsciente digamos assim. 


Os humanos em geral decidem o que querem fazer com base naquilo que acabaram de fazer. Por exemplo, comer, recolher os pratos e colocar na pia vai te fazer lembrar de comprar detergente para lavar a louça. Nada acontece de forma isolada, tudo é sequência. E você pode se aproveitar disso:


"Depois de [hábito atual],

eu vou [novo hábito]."


Por exemplo: "depois de escovar os dentes toda manhã vou meditar por 2 minutos".


depois do Pilates na seguda-feira eu vou malhar superiores por 30 minutos. 


8 - Tomar um hábito mais fácil e atraente


O Empacotamento de Tentações é uma técnica ótima para procrastinadores, pois conecta uma ação que você quer fazer com uma que precisa fazer:


"Depois de [hábito que preciso],


eu vou [hábito que quero]"


Por exemplo: "depois que eu fizer abdominal (preciso) vou assistir vídeo no youtube (quero" 


"O melhor é inimigo do bem" Voltaire


9 - Um espaço, um uso


Essa é a lição que aprendi mas ainda não coloquei em prática 100%. A ideia aqui é que você separe cantinhos da sua casa para transformar em espaço e dar um uso. 


Por exemplo, assistir tv e rolar o instagram é só no sofá. Trabalhar é só no escritório, não na cama antes de dormir. 


10 - Mude "você tem que" por "você consegue"


"Palavras são, na minha humilde opinião, nossa inesgotável fonte de magia". 

                                - Dumbledore 


Se eu tivesse feito minhas tatuagens na idade que tenho hoje, com certeza essa seria a frase na minha pele e não o que tatuei haha. Mas é uma P*t@ verdade!


Tudo o que falamos emite uma vibração. E essa vibração se transforma na nossa realidade. Cuidar o jeitinho que falo as coisas mudou tudo! 


11 - A Regra dos 2 Minutos é o melhor caminho para não procrastinar


Tragam um prêmio e entreguem nas páginas 155 e 156 desse livro maravilhoso. Essa é a MELHOR TÉCNICA QUE EU JÁ TESTEI CONTRA MINHA PROCRASTINAÇÃO!


Sério, sem exagero! Eu e a Alexa temos todos os dias vários desafios de 2 minutos. Seja para lavar a louça enquanto espero o café esquentar ou até mesmo para estender a roupa ou criar um esqueleto de um projeto que vai ser longo. 


Faça em 2 minutos o que você puder fazer em 2 minutos. No final do dia você ganha horas!


12 - Rastrear hábitos é indispensável para não sair dos trilhos


Existem várias maneiras de rastrear um hábito. Você até consegue encontrar alguns Habits Tracker online, mas um trello bem usado ou um planner bem organizadinho também dá conta do recado! 


Se empolgou e quer começar sua leitura de Hábitos Atômicos também? Toque aqui e adquira o seu na Amazon ao mesmo tempo que ajuda o blog a se fortalecer!

CONVERSATION

0 comentários. Clique aqui para comentar também!:

Postar um comentário

Insira um comentário aqui